rss
11/06/2013 | em Tamanho do texto: A-A+
A Cidade

BEM VINDOS A JOÃO ALFREDO !

 

Um destino turístico que tem tudo para conquistar você, seja qual for o seu interesse, a sua motivação. João Alfredo, a “Cidade Feliz”, é um dos grandes centros culturais, de lazer, de comércio, indústria moveleira e serviços do Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco. Sua paisagem, marcada por serras, riachos dos Bultrins, Ronca e Goiabeira, muitas indústrias moveleiras e pelo contraste harmonioso entre a tradição e o desenvolvimento, inspira até os que não são poetas. Pertinho de João Alfredo está Bom Jardim, consagrada pela Pedra do Navio, Gruta de Lourdes, famosos restaurantes e tantos outros atrativos turísticos. Vale também citar Salgadinho, com suas águas termais e Surubim, com sua vaquejada.

 

João Alfredo tem a maior feira-livre desta região, realizadas às segundas-feiras. A feira-de-gado está entre as mais concorridas do Estado. Na zona rural, muitas trilhas são constante convite ao turismo ecológico, constituindo-se em opção de lazer. Também o artesanato de bordado manual e a gastronomia, onde João Alfredo destaca-se, e as oportunidades de eventos esportivos, sociais e culturais e compras que fazem desta cidade uma localidade singular e ao mesmo tempo plural.

 

1 (437)

 

Festa não falta em João Alfredo. Começa saudando o Ano Novo, ganha a alegria do frevo no carnaval, integra o clima religioso da Semana Santa, dança o forró no período junino, fé e folclore em agosto com a Missa de São Bento (Ribeiro Grande), garbosidade e civismo em setembro, o Festival da Cultura em outubro e as confraternizações em dezembro através de conclusões escolares e do Ciclo Natalino.

Venha, conheça e comprove: em João Alfredo, só falta você.



BANDEIRA DO MUNICÍPIO

Bandeira-de-João-Alfredo-300x212

 

Criada em 1969 na gestão do prefeito Luiz Paz do Nascimento. Desenhada pelo artista Naelson Souza do Nascimento. É retangular, destacando-se as cores verde e amarelo, tendo ao centro quatro canas e uma moenda (azul) e o número 1935 logo abaixo.

Verde – representa a nossa vegetação.

Amarelo – representa as nossas riquezas e a alegria do nosso povo.

Azul – representa a manto sagrado de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira.

 

 

Distância aproximada em  Km

 

De João Alfredo para:

Salgadinho…………………………  11 Km

Bom Jardim………………………..  12 Km

Limoeiro…………………………….  25 Km

Carpina…………………………….. . 50 Km

Surubim……………………………..  22 Km

Caruaru …………………………….  90 Km

Recife………………………………..105 Km

 

OUTRAS  INFORMAÇÕES:

 

  • Localização :

Agreste Setentrional de Pernambuco

  • Área:

161 Km, representando 0,2 % do Estado

  • População : 30.735 habitantes
  • Limites:

Bom Jardim (Norte); Limoeiro e Salgadinho (Sul); Limoeiro (Leste) e Surubim (Oeste)

  • Altitude: 320 m

Latitude: 752’ 00’’

Longitude: 3536’ 00’’

  • Clima:

AS’ quente e úmido, com temperatura média de 26 C

  • Vegetação:

Pastagens artificiais e culturas temporárias ou de subsistência.

  • Economia :

Indústria Moveleira, pecuária, horti-fruticultura e comércio.

  • Agências Bancárias :

Banco do Brasil S. A .

Bradesco

Multibank (postos)

Matriz (Postos)

Popular do Brasil (Posto)

  • Jornais:

INFORMATIVO4

  • Rádio :

RÁDIO COMUNITÁRIA “STUDIO”  FM

 

  • Atrativos Turísticos:

Feira-Livre, feira-de-gado, carnaval, Ciclo junino, Missa de São Bento, Festival da Cultura e Ciclo Natalino.

  • Pontos turísticos:

Pedra do Boi, Serra do Cruzeiro, Estádio da Asa Branca, Ginásio Poliesportivo Djair Santos, Cachoeira de Serra da Sororoca, Pedra do Urubu, Parque Aquático Selva de Pedra e Matriz de N. S. da Conceição.

  • Grupos Artísticos:

Sociedade Musical Dom Bosco, Banda Cavalcanti Júnior, Banda Independente, Maracatu ProJovem, Banda Expresso, Swing “Toma Aí”, Nando Sanfoneiro, Natan dos Teclados, Banda de Pífanos do Tabosa, Grupo Moliére, Caboclinhos, Cavalo Marinho, Mamulengo e bandas e fanfarras escolares.

  • Povoações e Povoados

Tamanduá, Frei Damião, Brejinhos, Antas, Campos do Borba, Lagoa Funda, Parari, Pau Santo, Melancia, Ribeiro Grande e Roque.

Fonte: Livro “JOÃO ALFREDO, SUA HISTÓRIA E SUA GENTE” – FIAM – Dimas Santos




Símbolos da cidade
  • Bandeira do município:
  • Brasão:
  • Hino:

    Letra: Cícero Benedito de Arruda Música: Laurivan da Silva Barros


    Salve terra por Deus abençoada, salve mãe, cujo seio adoramos; o teu céu de estrelas douradas, o teu chão, nosso lar veneramos.


    Estribilho:


    Povo forte, valente, incansável, sangue quente na veia a correr; tens na luta o sonho imensurável, João Alfredo teu lema é vencer.


    Pelo engenho a cana trituraste, transformando-a no açúcar, no mel; no trabalho o valor tu mostraste, da conquista da terra o laurel.


    Teu brasão é de força um engenho, engrenagens de fé, de verdade; mostram bem teu viver, teu empenho, tua luta pela liberdade.


    Verde-louro, pendão da esperança, céu azul, branco véu da pureza; és o símbolo da paz, da bonança, és feliz, és trabalho, és riqueza.


    Os teus filhos te querem, te amam, te adoram com profundo ardor; para o alto o teu nome proclamam: Salve terra o teu nome é amor !