13/09/2019 | em Sec. Desenvolvimento Social Tamanho do texto: A-A+
Equipes do Cadúnico e Criança Feliz recebem novos fardamentos em João Alfredo

A Prefeitura Municipal de João Alfredo (PMJA) realizou, nessa quarta-feira (11), a entrega do fardamento aos visitadores do Programa Criança Feliz e a equipe do Cadastro Único (CADÚNICO). Os servidores integram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). De acordo com a secretária da pasta, Anna Mendes, o fardamento garante maior organização e segurança no atendimento dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A prefeita Maria Sebastiana participou do ato de entrega do fardamento e interagiu com as equipes de trabalho. “Estas equipes estão em contato direto com as famílias. Por isso, as pessoas precisam ter total confiança no momento de repassar as informações pessoais. Tudo o que visa organização, segurança e padronização implantamos na gestão”, destacou Sebastiana. A prefeita também renovou o compromisso de manter uma estrutura necessária para o atendimento de qualidade.

Cadúnico – O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Desde 2003, ele se tornou o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

Criança Feliz – Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.