rss
11/06/2013 | em Tamanho do texto: A-A+
Prefeita do Município

Atribuições do Prefeito

O prefeito, autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. A aplicação desses recursos públicos deve obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000) e ao que for fixado na lei orçamentária anual do município, proposta pelo prefeito e votada pelos vereadores, que representam o Poder Legislativo municipal.

Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara municipal (também chamada de câmara de vereadores), mas também vetar e elaborar propostas de leis quando achar necessário.

Outras atribuições são desempenhadas em parceria com os governos estadual e Federal, como a gestão da área da saúde, por exemplo. Na área de saneamento básico, as prefeituras atuam em parceria com os estados. Na educação, a obrigação do município é cuidar das creches e do ensino fundamental.





Últimas Notícias



Endereço/Contato
Endereço:

Av. Treze de Maio, 45 - Boa Vista


Funcionamento:

De segunda a sexta, das 8h às 14h.


Fone:

81 3648.1156 | 81 3648.1102


E-mail:

gabinete@joaoalfredo.pe.gov.br




Prefeita
  • Maria Sebastiana da Conceição Prefeita
  • Biografia

     

    Nascida no Sítio Genipapo de João Alfredo é filha de pais analfabetos e após a superação de várias dificuldades enfrentadas, alfabetizou-se na aos 19 anos de idade. Aos 49 anos de idade, conseguiu entrar para uma faculdade, vindo a se formar em Administração de Empresas e sempre costume referendar ter sido a educação que a reabilitou da miséria, na qual viveu até a mocidade.

     

    Desempenhou importantes cargos públicos no Município, tendo passado pelos postos de Tesoureira e Secretária de Finanças, quando em 2004 elegeu-se Prefeita de João Alfredo pela primeira vez. Teve como marcas de sua primeira Gestão, o direcionamento de ações voltadas à saúde da mulher e ao empreendedorismo, visto que a Cidade se consolida como o segundo Polo Moveleiro do Estado. Recebeu ainda, o título de melhor prefeita do Agreste Pernambucano, num gesto de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da população mais carente.

     

    Em 2012, elegeu-se novamente para o cargo de Prefeita do Município e foi reeleita em 2016, afirmando que tem entre os seus principais propósitos: cuidar das pessoas e construir várias obras de infraestrutura necessárias na Cidade e Zona Rural, dando assim uma “cara nova” ao Município.