28/09/2017 | em Sec. Desenvolvimento Social Tamanho do texto: A-A+
Governo de João Alfredo lança o Programa Criança Feliz

Na manhã dessa quarta-feira (27), a Prefeitura Municipal de João Alfredo (PMJA), através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançou o Programa Criança Feliz. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa visa o desenvolvimento integral na primeira infância. As ações se concentram em visitas semanais a crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, além de meninos e meninas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nos encontros, as famílias recebem informações sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos, com foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos.

Durante o lançamento realizado no Centro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de João Alfredo, participaram aproximadamente 200 pessoas, entre trabalhadores do SUAS, vereadores, gestores municipais, agentes comunitários de saúde, beneficiários do Bolsa Família, usuários da Política de Assistência Social, enfermeiras e lideranças comunitárias. De acordo com a secretária da pasta, Anna Mendes, o grupo teve a oportunidade de conhecer de forma detalhada as ações que fortalecem a trajetória brasileira de enfrentamento da pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades, assim como potencializam a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas. De acordo com o MDS, o Programa Criança Feliz tem como objetivos:

Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;

Mediar o acesso da gestante, de crianças na primeira infância e de suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem;

Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.