08/04/2019 | em Sec. Saúde Tamanho do texto: A-A+
João Alfredo intensifica campanha contra o mosquito da Dengue

Com a volta das chuvas, o cuidado deve ser ainda maior com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Atenta aos cuidados com a população, a Prefeitura Municipal de João Alfredo, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando uma campanha de orientação e alerta. Sob a coordenação da Vigilância em Saúde, a gestão tem realizado os cuidados necessários, mantendo a cidade limpa e com atuação constante dos Agentes de Combates às Endemias (ACE) nas comunidades. “Mas é preciso que a população faça sua parte adotando medidas de higiene e organização das residências”, alerta a secretária de Saúde, Márcia Almeida.

As dicas mais práticas são: não deixa água acumulada; jogue as embalagens e as garrafas no lixo; mantenha garrafas e baldes virados para baixo; evite entulhos no quintal; guarde pneus em locais cobertos; cubra caixas d’água e todos os reservatórios; coloque areia nos vasos das plantas; receba os agentes de endemias e permita que eles cuidem da saúde da sua família; mantenha a lata de lixo devidamente tampada e jogue casca de ovo, latas de bebidas e comidas, copos e outras embalagens no lixeiro; tampe os ralos pouco usados com plásticos (jogando água sanitária nos canos duas vezes por semana); mantenha bebedouros de cães, gatos e pássaros limpos, trocando a água diariamente; coloque telas de proteção nas janelas.

“Essas dicas protegem não só da Dengue, mas de outras doenças, como Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela”, ressalta a secretária. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da Unidade Mista Joana Amélia Cavacanti dispõe de profissionais capacitados para orientações e dicas.